CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


16.03 – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Categoria: Artigo, CEMA | Publicado em: 16/03/2021

Em 16 de março de 1998 foi dada a abertura do processo de reconhecimento do Protocolo de Kyoto, tratado internacional adotado por países desenvolvidos com o objetivo de redução da emissão de gases do efeito estufa. Diante ao ocorrido, ficou instituída em 2011, por meio da Lei n° 12.533, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, esta data foi estabelecida como uma forma de promover e viabilizar a população sobre os impactos e consequências que algumas ações vêm gerando sobre o planeta Terra, em especial as alterações climáticas decorrentes de atividades humanas responsáveis pelo aumento da temperatura global.

Segundo dados da NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), em maio de 2018, a concentração de CO2 na atmosfera atingiu 411,25 ppm, um dos maiores valores nos últimos 5 milhões de anos, sendo que o nível mínimo seguro para evitar um colapso climático é de 350 ppm, além do aumento na concentração de CO2 na atmosfera, foi também comprovado por cientistas da IPCC, (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU) um aumento de 0,8 graus na temperatura média da Terra nos últimos anos e indicam que podem aumentar a 1,5 graus se as ações de combate não forem rarefeitas.

Os principais fatores responsáveis pelo aquecimento global são a emissão de gases formadores do efeito estufa, em destaque a concentração de dióxido de carbono, estes decorrentes principalmente de queimas de combustíveis fósseis para geração de energia e desmatamentos. Temperaturas extremas, elevação do nível do mar, tempestades intensas e derretimento das geleiras são algumas consequências geradas pelo aquecimento global e que reflete diretamente na fauna e flora, fazendo com que muitos animais apresentem dificuldade em buscar alimento e as vegetações não consigam se adaptar às modificações.

Apesar de que fatores naturais contribuam para que ocorra o aquecimento global, a ação humana tem se intensificado e acelerado esse processo, sendo o principal responsável pela provocação dessas mudanças de consequentes desastres. O ponto chave para combater o aquecimento global é a diminuição desses gases de estufa, a conscientização da população torna-se necessária, desde o incentivo do uso de energias renováveis até a contribuição de produtos e serviços sustentáveis, se cada um fazer sua parte o planeta Terra agradece.

Por Julia Lanfredi – Estagiária CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts