(67) 3331-1655
Seg. a Sex. - 12h às 18h. Atendimento ao público: 12h às 17h

Notícias

Faça sua busca de notícias

Ir para: Todas as Notícias
Publicado em: 10/07/2017

Acreditação: cursos interessados devem enviar documentação até o dia 14/07

Imagem: CFMV

Os cursos de Medicina Veterinária interessados em pleitear a Acreditação do CFMV deverão preencher o formulário de inscrição, com a documentação exigida e termo de compromisso de participação voluntária no processo e encaminhar ao CFMV até o dia 14 de julho de 2017. Todos os detalhes em acreditacao.cfmv.gov.br

Neste ciclo serão ofertadas quatro vagas para candidatura de cursos. Caso o número de cursos inscritos seja superior ao número de vagas disponibilizadas, será utilizado como critério de seleção o Conceito Preliminar de Curso do último ciclo avaliativo.

Prazos

Após o término das inscrições, o CFMV analisará as candidaturas e comunicará aos interessados o resultado do processo seletivo. Após essa comunicação, os cursos selecionados terão prazo máximo de 60 dias para enviar ao CFMV, por e-mail, seu relatório de autoavaliação de acordo com as diretrizes estabelecidas na Resolução CFMV 1154.  Além do relatório, deverão ser encaminhados o Projeto Pedagógico do Curso, o Plano de Desenvolvimento Institucional e informações complementares que eventualmente venham a ser solicitadas pelo CFMV.

A Comissão de Avaliação será formada por integrantes da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária. Ela será responsável por estabelecer, juntamente com o representante pela da IES a agenda de visitas que deverá ocorrer em até 30 dias e terá a duração de 4 dias. O relatório elaborado pela comissão de avaliação será encaminhado para a IES para manifestação. O relatório consolidado será analisado pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, responsável por emitir o parecer conclusivo que será submetido ao Plenário do CFMV.

Selo de Acreditação

Receberá o selo de “Acreditado”, com validade de 3 anos, o curso que obtiver conceito máximo em pelo menos 80% dos indicadores que constam no Instrumento de Avaliação, não sendo admitido conceito “1” em nenhum dos indicadores. Já o selo de “Acreditado com Excelência” terá validade de 5 anos e será para cursos com conceito máximo em pelo menos 90% dos indicadores, não sendo admitido conceito “1” em nenhum deles.
 
O Selo de Acreditação emitido pelo CFMV serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e sobretudo, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. 

O resultado final do processo será publicado em forma de resolução no Diário Oficial da União e o curso Acreditado receberá um Certificado de Acreditação do Curso.

Acreditação

A Acreditação visa estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em Medicina Veterinária, necessária para a promoção do desenvolvimento da educação e da promoção da profissão no país.

Os requisitos de habilitação para candidatura dos cursos são: ter sido autorizado há, no mínimo, dez anos; ser reconhecido conforme as exigências legais; a Instituição de Ensino Superior deverá oferecer curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno; o curso de Medicina Veterinária deverá ter obtido conceito igual ou superior a 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no último ciclo avaliativo.

Clique aqui para acessar a íntegra do Edital.

Fonte: Ascom/CFMV