Bem-estar animal é pauta de reunião entre CRMV-MS e OAB-MS

Categoria: Bem-Estar Animal, Notícias | Publicado em: 18/02/2020

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) Rodrigo Piva recebeu a presidente da Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados – Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Dra. Dalila Barbosa Soares na tarde de segunda-feira (17/02). Em pauta a promoção de ações que visam o bem-estar animal, por meio de Termo de Cooperação entre as instituições.

A presidente da Comissão dos Direitos do Animais, Dra. Dalila Barbosa Soares relatou inúmeros casos de maus-tratos em abordagens que ela acompanhou. “Muitas pessoas acham que maus-tratos são apenas aqueles que envolvem agressões aos animais. No entanto, até mesmo deixar o animal no sol, sem um lugar para se abrigar é caso de maus-tratos”, pontuou.

A conselheira do CRMV-MS, Dra. Paula Helena Santa Rita, que também atua como vice-presidente do Conselho Municipal do Bem-estar Animal (COMBEA) enfatizou a importância de se conscientizar, não só desde a população até mesmo os protetores de animais. “A falta de informação, e até mesmo condições financeiras acaba colaborando na propagação de zoonoses”

O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva reforçou a necessidade da atuação conjunta de várias instituições para garantir o bem-estar do animal e consequentemente de toda a sociedade. “Estudos comprovam que existe relação entre violência doméstica e maus-tratos. Portanto, é uma prevenção que pode salvar não só a vida dos animais, mas de muitas mulheres vítimas de parceiros violentos”, pontuou.

Outro dado apontado pela Dra. Dalila é a relação entre as “brincadeiras inocentes” da infância que acabam por machucar e até levar a óbito os animais. “É importante abordar a questão dos maus-tratos nas escolas. Conscientizar as crianças e os adolescentes de que os bichos precisam ser protegidos”, pontuou.

Por fim, o vice-presidente do CRMV-MS, Jair Vicente disse que o Conselho pode ajudar na elaboração de Notas Técnicas juntamente com as Comissões de Bem-estar Animal e Saúde Pública Veterinária, a fim de que sirvam de base para as ações preventivas aos maus-tratos. “Vamos colaborar com a parte técnica para que as ações educativas estejam bem embasadas”, pontuou.

Diante do assunto em comum, o CRMV-MS e a OAB-MS irão assinar um Termo de Cooperações, que estipulará ações de pequeno, médio e longo prazo com o intuito de garantir o bem-estar animal.

Também participaram do encontro: o secretário-geral, Jonas Cavada; o assessor da presidência, Péricles Duarte; as advogadas, Dra. Lilian Ertzogue e Dra. Marina Aparecida Medeiros da Silva e o gerente de fiscalização, Nilson Araújo de Bulhões (todos dos CRMV-MS).

Ascom CRMV-MS