Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários lança site para denúncia anônima

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/10/2014

A Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários, apoiada por 17 entidades do setor, desenvolveu um site para denúncia de empresas físicas e online que comercializam produtos de uso veterinário ilegais. O site promete sigilo e visa combater prejuízos que somados chegam a 15% do segmento de saúde animal, ou R$ 600 milhões anualmente.

O site da Campanha está disponível aqui. A denúncia anônima permitiria investigação pelas autoridades que fiscalizam o setor, que receberão as delações.

– O site de denúncia é uma das ações previstas para a Campanha. Todos ganham porque o denunciante terá a sua privacidade preservada. E, ao mesmo tempo em que a Campanha visa à conscientização, com o site teremos uma maneira eficiente de descobrir os produtos ilegais e a sua origem – garante o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Emilio Salani.

Uma das funcionalidades do site é a consulta ao Compêndio de Produtos Veterinários em versão online, que será disponibilizado em breve.

– O Compêndio é a uma forma segura de verificar se o produto veterinário tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que garante uma aplicação segura e eficaz nos animais – explica Salani.

Participam da Campanha: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Paulista de Avicultura (APA), Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Fonte: Canal Rural